Sua empresa desenquadrou simples, o que fazer?

Se a sua empresa desenquadrou simples e você optou pelo lucro presumido em 2020, e você notou que  a casa caiu, os impostos não bateram, o imposto está muito alto e você quer voltar imediatamente para o Simples Nacional e a grande pergunta é “O que fazer?”

Precisamos esclarecer que o planejamento tributário é anual, uma vez que você optava pelo Simples Nacional em 2019 e agora em 2020 você optou pelo pelo regime tributário do Lucro Presumido, não tem como voltar atrás agora em 2020. Você só vai poder voltar ao Simples Nacional no ano 2021. Por isso você tem que tomar muito cuidado com essa decisão. Essa decisão tem que ser tomada em conjunto com as ambas as partes do seu contador junto com você.

Sabendo dessas informações,  tome muito cuidado toda vez que você for fazer esse tipo de planejamento tributário, consulte sempre o seu contador para que não aconteça erros no seu negócio.

solicitação de opção pelo Simples Nacional somente pode ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil. Uma vez deferida, produz efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção.

Para empresas em início de atividade, o prazo para soliticação de opção é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigíveis), desde que não tenham decorridos 180 dias da inscrição do CNPJ. Para empresas com data de abertura no CNPJ a partir de 01/01/2021, o prazo passará para 30 dias contados do último deferimento de inscrição, desde que não tenham decorridos 60 dias da inscrição do CNPJ. Se deferida, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ. Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte.

O contribuinte pode acompanhar o andamento e o resultado final da solicitação na opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional.”

Durante o período da opção, é permitido o cancelamento da solicitação da Opção pelo Simples Nacional, salvo se o pedido já houver sido deferido. O cancelamento não é permitido para empresas em início de atividade.

Quer saber mais sobre análise tributária?!

Entre em contato conosco e vamos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

− 3 = 5